PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 44547 > TRANSMISSÃO DE CARGO CENTRO DE INVESTIGAçãO E PREVENçãO DE ACIDENTES AERONáUTICOS TEM NOVO CHEFE

TRANSMISSÃO DE CARGO

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tem novo Chefe

Publicado: 2025-08-01 18:38:49
Solenidade, realizada no dia 01/08, em Brasília, marcou a transmissão do cargo do Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno ao Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal

Em cerimônia militar realizada nesta sexta-feira (01/08), em Brasília (DF), o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno transmitiu a Chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ao Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além de demais autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, destacou a importância da atuação do antigo Chefe à frente do CENIPA e desejou boas-vindas ao novo Chefe da Organização Militar (OM). “Ao Brigadeiro Marcelo Moreno, registro a minha admiração e o meu reconhecimento pela forma excepcional com que você, neste longo tempo à frente do CENIPA, cumpriu tão bem essa nobre missão. A você, desejo sucesso e felicidades. Parabéns, meu amigo. Dirijo-me agora, ao seu sucessor, Brigadeiro Alexandre Avellar Leal, Oficial-General que na bagagem traz uma experiência robusta em vista dos relevantes cargos já exercidos. Afirmo ser plena a minha convicção de que você dará continuidade a esse legado, pois está pronto, ou melhor, plenamente preparado. Desejo boas-vindas e cumprimento o novo Chefe do CENIPA”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.

Em sua despedida, o Major-Brigadeiro Moreno ressaltou a importância do trabalho realizado pela OM e pontuou grandes feitos durante a sua gestão. “Como exemplo da excelência do produto que a Força Aérea Brasileira, por meio do CENIPA, entrega à sociedade, na última auditoria realizada em nosso país pela Organização da Aviação Civil Internacional, em junho de 2023, atingimos a expressiva marca de 100% de conformidade com os protocolos internacionais de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, tornando o Brasil referência mundial nessa matéria. Diante do exposto, afirmo: o CENIPA é um Centro de excelência em prevenção, investigação e capacitação”, comentou o Oficial-General, que assumirá a Chefia da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP).

O Brigadeiro do Ar Avellar, que assume a nova função, comentou sobre o seu sentimento ao assumir o cargo. “O meu primeiro curso de carreira foi o do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. E retornar ao CENIPA, depois de alguns anos afastado, para mim está sendo uma grande honra e estou com muito orgulho em estar retornando a essa casa. Minha expectativa é continuar o legado que o Brigadeiro Moreno e todos os antecessores do cargo desenvolveram aqui”, disse o Chefe substituto.

O Empreendedor e Especialista em segurança aeronáutica Joselito Geraldo de Sousa, mais conhecido como Lito Sousa, criador do canal Aviões e Músicas, com mais de três milhões de seguidores, prestigiou o evento e enalteceu a atuação do Centro. “O CENIPA é a definição de prevenção de acidentes na aviação. Tudo que buscamos referente à segurança, quando embarcamos em um avião, há um sistema de prevenção, que só existe por causa do trabalho do CENIPA”, enfatizou.

Galeria de ex-Chefes

Antes da cerimônia de passagem da Chefia, foi realizado o descerramento da foto do Major-Brigadeiro Moreno na Galeria de ex-Chefes do CENIPA. Na solenidade, o Oficial-General disse ter orgulho de ter ocupado o cargo de Chefe da OM e agradeceu pelo trabalho do efetivo. “Dirijo-me aos valorosos homens e mulheres do SIPAER: nossa nobre missão deve ser pautada em rígidos valores éticos e morais. Agradeço o trabalho, o profissionalismo e a incansável dedicação. CENIPA, 53 anos de compromisso com a sua vida!”, finalizou o Chefe substituído.

Novo Chefe

O Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na FAB em 14 de fevereiro de 1989, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial Aviador em 1º de dezembro de 1995 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2024. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda, MBA em Gestão Pública, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dentre suas funções de destaque, foi Comandante do Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5°/1° GCC) – Esquadrão Zagal, Chefe do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) e Chefe da Divisão de Operações do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). O Oficial-General possui mais de 2.000 horas de voo e já recebeu 11 condecorações nacionais e uma internacional.

Sobre a Organização Militar

O CENIPA é o órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER) responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). As investigações são embasadas no Anexo 13 à Convenção Internacional de Aviação Civil da International Civil Aviation Organization (ICAO), órgão de referência mundial, que normatiza as leis sobre aviação civil internacional.

Fotos: Sargentos Mônica e Luiz Pereira / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Baccarin / CECOMSAER